Medicina 1u2j6i

1.
QPCI29875 Medicina Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: ALEGO


Um paciente de 52 anos de idade, HIV positivo, em ritmo sinusal, apresentou quadro de síndrome coronariana aguda. Ao realizar cateterismo, não havia sinais de doença aterosclerótica. O paciente foi submetido a trombo aspiração. Após o procedimento, foi realizado um ecocardiograma à beira do leito, demonstrado na imagem.

Assinale a alternativa que indica a provável vulvopatia associada e o corte ecocardiográfico, respectivamente.

Um paciente de 52 anos de idade, HIV positivo, em ritmo sinusal, apresentou quadro de síndrome coronariana aguda. Ao realizar cateterismo, não havia sinais de doença aterosclerótica. O paciente foi submetido a trombo aspiração. Após o procedimento, foi realizado um ecocardiograma à beira do leito, demonstrado na imagem.

Assinale a alternativa que indica a provável vulvopatia associada e o corte ecocardiográfico, respectivamente.
2.
QPCI29889 Medicina Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: ALEGO

Uma paciente de 78 anos de idade, com fibrilação atrial de longa data, com doença renal crônica (DCE estimada em 32), foi ao cardiologista, informando que não queria mais tomar varfarina. Estava com 55 kg. O médico optou, então, pelo anticoagulante e a dose a seguir:
3.
QPCI30063 Medicina Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: ALEGO

Certa paciente de 40 anos de idade, G1, durante acompanhamento obstétrico, apresentou a imagem ultrassonográfica de massa sólida intramiometrial, acompanhada de lactogênio placentário elevado e beta-HCG não elevado.

A respeito desse caso clínico, é correto afirmar que esse quadro sugere mais fortemente
4.
QPCI68885 Medicina Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Analise as seguintes assertivas sobre deveres e direitos do médico investido na função de auditor:

  1. Está obrigado a manter o sigilo profissional, devendo, sempre que necessário, comunicar a quem de direito e por escrito suas observações, conclusões e recomendações, podendo realizar anotações no prontuário do paciente quando autorizado pelo mesmo ou seu representante legal.
  2. Tem o direito de ar, in loco, toda a documentação necessária, podendo examinar o paciente, desde que o médico assistente seja antecipadamente cientificado quando da necessidade do exame do paciente, devendo estar obrigatoriamente presente durante o exame executado pelo médico auditor.
  3. Encontrando impropriedades ou irregularidades na prestação do serviço ao paciente, deve o médico auditor comunicar o fato por escrito ao médico assistente, solicitando os esclarecimentos necessários para fundamentar suas recomendações.
Quais estão corretas?
5.
QPCI77505 Medicina Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Analise as seguintes assertivas em relação à hemorragia digestiva alta:

  1. A síndrome de Mallory-Weiss é caracterizada por sangramentos decorrentes de um vaso arterial persistente na submucosa que, ao romper superficialmente, pode levar a um sangramento de grande volume, simulando um sangramento ulceroso.
  2. A síndrome de hipertensão porta é caracterizada pelo aumento crônico da pressão venosa no território portal, causada por interferência no fluxo esplênico e traduzida, clinicamente, por circulação colateral visível na parede abdominal, ascite e varizes esofágicas.
  3. A lesão de Dielafoy constitui-se de lacerações mucosas na transição esôfago-gástrica decorrentes de episódios de vômitos repetidos ou náuseas intensas que levam ao sangramento não varicoso.
Quais estão corretas?
6.
QPCI84789 Medicina Ano: 2019 Banca: &TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. À luz da lei nº 8.080/90, o SUS é impedido de elaborar normas técnicas relacionadas à assistência à saúde.
  2. A varicela (catapora) apresenta lesões cutâneas que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas etc).
Marque a alternativa CORRETA:
7.
QPCI145827 Medicina Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Foz do Iguaçu/PR

A respeito de fibromialgia, assinale a alternativa INCORRETA.
8.
QPCI172711 Medicina Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Em relação às cardiopatias acianóticas analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e(F) para as FALSAS.
( )Comunicação interatrial (CIA) é mais frequente no sexo feminino, nas crianças nascidas em grandes altitudes, nos prematuros e nos indivíduos com rubéola congênita.
( )Persistência do canal arterial (PCA) é responsável por quase um terço das cardiopatias congênitas encontradas em adultos, sendo mais frequente no sexo feminino. O tipo mais comum é os tium secundum, localizada na região da fossa oval. frequentemente à presença de comunicação intraventricular.
( )Comunicação interventricular (CIV) é a cardiopatia congênita mais comum, e grande parte fecha espontaneamente nos três primeiros anos de vida. Geralmente são classificadas e múnicas e múltiplas, e segundo a sua localização emperimem branosas e musculares, sendo as primeiras, as mais frequentes

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
9.
QPCI195629 Medicina Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: Pref. Salvador/BA

Maria, servidora pública do Município de Salvador, formulou questionamento, no setor de recursos humanos a que estava vinculada, sobre a possibilidade de ser cedida a órgão de outro Município.
À luz da Lei Complementar nº 1/1999, do Município de Salvador, Maria
10.
QPCI224382 Medicina Ano: 2021 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. Guaraciaba/SC

A paralisia facial unilateral é facilmente diagnosticada em virtude da assimetria da face. Assinale a alternativa CORRETA relacionada aos sinais com a função reflexa.